terça-feira, 19 de junho de 2012

ARI BERLI DE SOUZA

Excelente dia Meninas e Meninos

Após um tempo de readaptações, provações e renovações, voltamos com nossas histórias.


Em breve teremos muito mais... 


Excelente viagem na história!




Eu me chamo ARI BERLI DE SOUZA, sou bicho de Foz do Iguaçu. Nasci em 1964. Passei os melhores momentos de minha vida aqui em Foz. Onde meu pai "Amadeu Berli de Souza" e minha mãe "Eva Berli de Souza" vieram residir em 1958.

Meu pai veio para trabalhar numa empresa chamada "D.E.R.".

Fomos morar na Rua Quintino Bocaiúva - no finzinho da quintino - onde tinha a primeira "I.B.C.". Uma empresa do governo, bem... praticamente agentes do governo que vinham fazer a apreensão do contrabando do café. E ali residi, quase na barranca do Rio Paraná. No tempo em que Foz era; a Av. Brasil corria de baixo pra cima e não de cima para baixo - como é hoje em dia.

Conheci muitas pessoas maravilhoas, Pessoas amigas, que hoje a maioria delas não estão mais aqui - Deus as levou. Mas eu estou aqui ainda para lhes contar essa pequena história. Contar que Foz não só foi mas como até hoje é, uma cidade maravilhosa.

Cidade onde começou a Itaipu entre 1964 e 1968... por aí.
Me lembro que ainda em 64 se passava por dentro da usina, pois meu avô tinha uma chácara bem próximo dela - ele era chacareiro. Nós sempre fazíamos aquela avenida para visitá-lo.


Onde e quando nasceu a "Itaipu Binacional". E quando do meu nascimento. Quando se iniciaram as obras da "Ponte da Amizade" em 64.

Enfim, a história de Foz do Iguaçu é uma história maravilhosa que deve ser dita por muitas pessoas que residiram, e ainda residem até hoje aqui.

Não só lembrando de coisas maravilhosas que aconteceram dentro de Foz, mas, de coisas que ajudaram na formação de muitas pessoas boas, pessoas de cárater, pessoas gente fina.


E onde,quando chegando aos 10 anos de idade, comecei a fazer esportes. Como a capoeira, a qual eu pratico até hoje. Capoeira, que é um esporte maravilhoso e que me tirou de muitas situações; principalmente das drogas - apesar de que nunca fui viciado em nada. Tampouco fui de bebedeira nenhuma. Mas ela me deu muita felicidade. Me ajudou em minhas superações, pois, para se praticar esportes precisamos de resistência física; e ela é uma prática maravilhosa. Me ajudou no controle da alimentação, pois, para ser um esportista temos que ter saúde - comer bem e dormir bem - para ter-mos forças para realizar os exercícios físicos. Valendo lembrar que eu tinha tão somente 10 anos e, precisava contar com saúde boa.


Enfim... Estou aqui hoje, né?, aos meus 46 anos para os 47 já. Contando essa história para que as pessoas sempre se lembrem que Foz não foi, mas é, uma cidade "MARAVILHOSA!".
Hoje com uma grande população. Na minha época eram apenas 40 mil, hoje ultrapassa os 250 mil habitantes.

Já saí várias vezes de Foz para tentar a sorte e construir um futuro melhor fora daqui. Morei em alguns estados e até fora do Brasil. Como na Europa e Estados Unidos. Mas acabei voltando pra minha cidade natal. Cidade que eu amo, cidade que eu estou até hoje, cidade  que muitas vezes saí... mas sempre acabei voltando.


Hoje já não tenho mais aos meu pais, mas em compensação, meus irmãos seguem por aqui.
Posso lhes afirmar que essa história é verdadeira, e que estou relatando ela aqui para que as pessoas que a conheçam saibam que Foz é fantástica e, que mesmo tendo passado por tantas administações, ela se supera em desenvolvimento, incentivo à educação e muito mais.

Afinal... espero que todos que tenham acesso a essa história, saibam que isso não termina aqui. Pois esse "Bicho Iguaçuense" não troca essa cidade por nenhum estado ou país.
E que em breve estaremos juntos outra vez.

Obrigado e até a próxima história.

3 comentários:

Vandy7475@gmail.com

Postagens populares