segunda-feira, 18 de junho de 2012

Definição de "História".


História Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja História (desambiguação).

História, do pintor grego Nikolaos Gysis(1892). 


História (do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação")[1] é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. 


Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas investigações de Heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes. O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História. 


Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente). 


Os eventos anteriores aos registros escritos pertencem à Pré-História e às sociedades que co-existem com sociedades que já conhecem a escrita (é o caso, por exemplo, dos povos celtas da cultura de La Tène) pertencem à Proto-História.

Um comentário:

  1. Como podemos observar no 3º. parágrafo, os homens (historiadores) utilizam-se de vários métodos para documentar a história. E um deles é a "escrita".
    "Escrita ou grafia consiste na utilização de sinais (símbolos) para exprimir as ideias humanas[1]. Mesmo que, habitualmente, a função central atribuída à escrita seja a de registro de informações, não se pode negar sua relevância para a difusão de informações e a construção de conhecimentos. O avanço das novas tecnologias e as interações entre diferentes suportes (por exemplo, papel, tela) e linguagens (verbal ou não verbal) têm permitido, inclusive, o aparecimento de formas coletivas de construção de textos, como é exemplo a própria Wikipédia".

    Conclusão: Escrever faz parte de nossa "evolução"... Contar histórias faz parte de nosso imaginário em busca, mesmo que inconsciente, dessa evolução.

    Sorte e sucesso a todos!

    ResponderExcluir

Vandy7475@gmail.com

Postagens populares